Jornal Correio Braziliense

Mundo

Adolescente americano viaja à Coreia do Norte para missão de paz

Jonathan Lee, um americano de 13 anos, decidiu viajar a Pyongyang para entregar uma carta ao líder norte-coreano, Kim Jong-Il, na qual pede a plantação de um bosque da paz na fronteira entre as duas Coreias, informa a agência Yonhap.

O adolescente, natural de Mississippi (sul dos EUA), onde vive com a família de origem coreana, partiu de Pequim na quinta-feira com os pais rumo a Pyongyang, onde ficará uma semana.

Na internet, o jovem explica que deseja propor a criação de um "bosque da paz para a infância", com árvores frutíferas, onde as crianças poderiam brincar. "Estou muito nervoso porque é minha primeira viagem à Coreia do Norte. Mas tenho grandes esperanças", declarou, citado pela agência sul-coreana.

"O bosque daria esperança às pessoas e às crianças de todo o mundo", completou.

Jonathan Lee espera entregar a carta a Kim Jong-Il pessoalmente, mas o pai dele, Kyoung Lee, afirmou à Yonhap não ter nenhuma garantia de um encontro com o líder norte-coreano.

A visita do adolescente acontece em um clima de tensão entre as duas Coreias, depois do afundamento em março de um navio de guerra sul-coreano, do qual Seul acusa Pyongyang e no qual morreram 46 marinheiros sul-coreanos.

O adolescente já enviou cartas similares aos presidentes sul-coreano, Lee Myung-Bak, americano, Barack Obama, e chinês, Hu Jintao.