O presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, está a ponto de aceitar manter negociações diretas com Israel, afirmou a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, em uma carta dirigida aos chanceleres da União Europeia (UE), da qual a AFP obteve uma cópia.
"O presidente Abbas está a ponto de aceitar as negociaciones diretas, mas pediu (um prazo) de vários dias adicionais para concluir consultas com os sócios árabes, assim como com os dirigentes do Fatah e da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)", destaca a carta.
Segundo Ashton, Abbas dará uma resposta "definitiva" a uma retomada das negociações diretas no domingo ou início da próxima semana.
As negociações diretas entre palestinos e israelenses podem começar no fim de agosto, 20 meses depois da interrupção, provocada pela devastadora ofensiva executada por Israel na Faixa de Gaza, explica a chefa da diplomacia da UE.
Em maio, as duas partes retomaram os contatos indiretos com a mediação dos Estados Unidos, mas até agora Abbas se negou a negociar diretamente com Israel, já que exige o fim da colonização no território palestino da Cisjordânia.