Autoridades americanas detiveram um homem que tentava entrar em um avião para Tel Aviv, Israel, suspeito de ser o assassino em série que esfaqueou 20 pessoas nos últimos três meses em diferentes estados e matou cinco delas, disse hoje (12/8) um porta-voz da Patrulha Fronteiriça (CBP) à AFP.
O suspeito, a quem várias autoridades identificaram como um cidadão israelense chamado Elias Abuelzam, "foi detido por oficiais da Patrulha Fronteiriça e do Departamento de Polícia de Atlanta quando tentava entrar em um voo para Tel Aviv", disse Sandy Hasegawa, porta-voz da CBP em Atlanta.
Os agentes tinham recebido informações e uma advertência de parte da Polícia de Michigan sobre a presença do indivíduo no aeroporto internacional Hartsfield-Jackson, de Atlanta (Geórgia, sul).
Acredita-se que o homem seja o assassino que esfaqueou 20 pessoas nos últimos três meses nos estados de Michigan - onde cinco dos crimes foram fatais -, Ohio e Virgínia, no nordeste dos Estados Unidos.
A maior parte dos crimes foi contra pessoas negras, o que fez os investigadores buscarem motivações raciais por trás dos ataques. "Trabalhamos com o FBI e com a Polícia de Michigan para identificá-lo", disse Hasegawa, indicando que, por enquanto, a polícia não revelará a identidade nem a nacionalidade do detido, embora tenha divulgado um retrato falado do homem procurado.
Segundo a imprensa local em Atlanta, o detido usava um passaporte israelense vencido.