Os agricultores do norte de Bangladesh atingidos pela seca recorreram ao "casamento" de rãs em uma tentativa desesperada de atrair chuvas de monção para salvar a colheita, informaram hoje (11/8) as autoridades locais.
Bangladesh registrou em julho os mais baixos níveis de precipitação de pelo menos três décadas, levando os camponeses a recorrer ao rito ancestral, declararam as autoridades. "Houve muitos casamentos de rãs já que tivemos pouca chuva aqui, mesmo sendo a estação da monção", comentou o administrador do distrito de Sadullahpur, Ariful Haq.
Durante uma das cerimônias da aldeia de Ramchandrapur, 300 pessoas vestiram as melhores roupas para assistir à "cerimônia", declarou um participante, Tajul Islam. "A noiva e o noivo foram ricamente decorados com uma marca vermelha na cabeça, tendo sido transportados em uma cesta especial até uma folha de bananeira", acrescentou. "Os aldeões cantam, fazem oferendas de arroz e ervas, e, após a cerimônia, as rãs são libertadas em uma lagoa da aldeia", detalhou Tajul Islam.
A monção, que dura de junho a setembro, em geral, leva a Bangladesh mais de 75% das precipitações anuais. Em julho, habitualmente o mês mais úmido, as chuvas reduziram em 36% em relação ao ano passado, segundo os serviços de meteorologia.
O Paquistão e a Índia estão sendo afetados por chuvas torrenciais que já fizeram quase 1,8 mil mortos; 14 milhões de pessoas foram afetadas.