Brasília ; Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, mantém o bom humor e o otimismo no tratamento para a cura do câncer linfático. O secretário-geral da Presidência da República paraguaia, Miguel Angel Lopes Perito, disse nesta quarta-feira (10/8) que os exames prosseguem no ritmo esperado e que a previsão é de que Lugo deixe o hospital nesta quinta-feira (12/8).
"Os exames estão indo bem e o presidente Fernando Lugo se encontra animado, colaborando com os médicos e brincando com o pessoal do hospital", disse Perito. Segundo ele, as informações técnicas sobre os exames serão fornecidas apenas pelo Sírio-Libanês.
O secretário acrescentou que "o mais importante, a responsabilidade desta viagem, é que o presidente esgote todos os exames para obter com precisão absoluta [o diagnóstico e o tratamento adequados] para a sua saúde".
Lugo está sendo acompanhado em São Paulo pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Frederico Costa, Yana Novis e Júlio César Marinho. Indiretamente também participam os médicos Antônio Carlos Onofre de Lira, diretor técnico do Sírio-Libanês, e Riad Younes, diretor clínico da instituição.
[SAIBAMAIS]Lugo chegou nesta terça-(10), por volta das 14h15, ao hospital, onde passará por uma bateria de exames por causa do diagnóstico de linfoma que recebeu de médicos em seu país. De acordo com Hoff e Kalil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está muito preocupado com a saúde de Lugo, pretendia conversar, por telefone, com o paraguaio.
Ontem, depois de participar de reunião ministerial, o chanceler Celso Amorim, mencionou o tratamento de Lugo em São Paulo. O presidente viajou em um avião cedido pelo governo brasileiro. ;[É um] chefe de Estado estrangeiro, de país amigo, que precisa de apoio;, afirmou. Ao ser queestionado sobre o empréstimo do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Lugo, o chanceler disse que não vê nada de extraordinário nisso.