Alguns ônibus de Nova Iorque terão anúncios de protesto contra os planos de construção de uma mesquita perto do Marco Zero, onde as Torres Gêmeas foram destruídas pela Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001, informaram as autoridades de transporte da cidade hoje (10/8).
O anúncio pergunta "Por que ali?" e mostra a foto de um avião prestes a se chocar ao World Trade Center, evocando a memória dos ataques que mataram aproximadamente 3 mil pessoas.
Os anúncios serão divulgados em 26 dos 6,3 mil ônibus da cidade, informou o porta-voz da Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA), Kevin Ortiz.
A controversa campanha foi lançada pelo grupo Stop the Islamization of America ("Pare a Islamização da América").
"A MTA não apoia a opinião expressa neste ou em quaisquer outros anúncios que aparecem no sistema de transporte. O anúncio foi aceito hoje depois de ser analisado dentro das políticas de publicidade da MTA e dos padrões legais do governo", disse Ortiz à AFP.
A Comissão de Preservação do Patrimônio da cidade de Nova Iorque abriu o caminho em 3 de agosto para que uma mesquita e um centro islâmico sejam construídos a duas quadras do Marco Zero.
Os apoiadores da ideia, incluindo o prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, afirmam que o projeto representará uma ponte entre o Ocidente e o mundo muçulmano. Já os opositores dizem que a construção insultará a memória das vítimas do 11 de setembro.
De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 53% dos nova-iorquinos são contrários ao projeto, enquanto 34% deles apoiam e 10% não decidiram.