Uma rota do tráfico de cocaína, que utilizava o caminho de peregrinação religiosa até Lourdes, sul da França, para transportar a droga, foi desmantelada em Barcelona, anunciou hoje (10/8) a guarda civil, que prendeu 17 pessoas e apreendeu 36,6kg de cocaína.
A rede enviava a droga para a Espanha da América do Sul por avião, principalmente do Paraguai e da República Dominicana, graças aos contrabandistas que ingeriam a cocaína ou a escondiam nas bagagens de mão, explicaram as autoridades em um comunicado.
Para não atrair a atenção dos policiais, eles contrataram falsos peregrinos que faziam a viagem da América do Sul até Lourdes, escondendo durante todo o percurso a cocaína com eles, antes de pegar um carro até Barcelona.
Um laboratório de tratamento da droga foi descoberto na capital da Catalunha. A polícia apreendeu 15,1kg de cocaína e mais 21,5kg que estavam sendo diluídos com produtos químicos.
A Espanha é a principal porta de entrada na Europa da cocaína produzida na América do Sul. A droga viaja, frequentemente, em grandes quantidades por navios, mas os traficantes também usam a imaginação para introduzir a droga clandestinamente via voos regulares.