Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente paraguaio tem linfoma maligno

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, tem um linfoma maligno, mas poderá seguir exercendo as funções, informou o médico Enrique Bellasai hoje (6/8).

"Os estudos provisórios realizados em um gânglio extirpado na quarta-feira no presidente deram como resultado uma enfermidade maligna conhecida como linfoma", disse Bellasai em entrevista coletiva.

[SAIBAMAIS]Lugo, de 59 anos, foi operado de emergência na última quarta-feira para retirar um "gânglio inflamado" na virilha, após retornar da Cúpula de Presidentes do Mercosul em San Juan (Argentina). Em janeiro passado, ele foi submetido a uma "intervenção endoscópica prostática".

Bellasai explicou que o linfoma de Lugo "é perfeitamente curável", e destacou que os resultados da biópsia "são provisórios" e exigirão mais exames para "se determinar o estado do tumor".

Lugo será submetido a sessões de quimioterapia, "com meio período de internação por vez, que não afetarão as atividades" na presidência, garantiu o médico. O tumor de Lugo "é diferente de outros tipos de câncer e tem excelente prognóstico de sobrevida", destacou Bellasai.

O presidente, um ex-bispo de esquerda da Igreja Católica, partidário da teologia da libertação, abandonou o hábito para se candidatar à presidência. Fernando Lugo foi eleito em 20 de abril de 2008, à frente de uma coalizão de partidos políticos e movimentos sociais de esquerda e de direita.

O mandato de Lugo vence em 15 de agosto de 2013 e em caso de vacância por razão de saúde ou força maior, será sucedido pelo vice-presidente, Federico Franco, do Partido Liberal (direita), um severo crítico do presidente e com quem mantém relações tensas.