Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fumaça invade Moscou e russos usam máscaras

A fumaça dos incêndios floretais invadiu nesta sexta-feira (6/8) a capital russa, onde está previsto que a temperatura atinja os 40 graus, e obrigou os moscovitas a usar máscaras de proteção.

Nas ruas, a fumação torna o ar irrespirável, com uma temperatura de 25 graus muito cedo pela manhã.

Muitos moscovitas usavam máscaras protetoras, cujas vendas aumentaram nos últimos dias. Outros tapam o rosto com um lenço. "A fumaça invade toda a cidade, a situação é grave", declarou Alexei Popikov, chefe da empresa pública encarregada da proteção do meio ambiente, a Mosecomonitoring, ao canal Pervyi Kanal.

Uma visibilidade reduzida de 375 metros perturbou o funcionamento do aeroporto moscovita de Domodedovo (sul de Moscou).

A concentração de partículas tóxicas se multiplicou por 20 em Moscou na quarta-feira, o pico mais alto de poluição, segundo Evguenia Semutnikova, também da Mosecomoniroring. "É uma razão muito séria para não sair às ruas, não apenas os idosos, as crianças menores, as grávidas e as pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares e respiratórias", aconselhou o jornal Rossiiskaia Gazeta.

O verão boreal de 2010 deve bater todos os recordes de calor em Moscou nos últimos 130 anos. A capital russa chegou na semana passada a uma máxima histórica de 38,2 graus.