Jornal Correio Braziliense

Mundo

Colômbia: Santos anuncia compromisso com transparência

O governo do presidente Juan Manuel Santos, que assumirá no próximo sábado (7/8) para o período 2010-2014, se comprometeu com a transparência e o pluralismo na gestão pública, anunciou o presidente eleito ao concluir dois dias de reuniões dedicadas a traçar as prioridades.

"Fizemos um exercício para fixar alguns princípios e alguns valores de um bom governo, que têm a ver com o sistema de governar, com a ética pública, de comportamento de cada um dos funcionários do governo", disse Santos à imprensa hoje.

Santos, que nas últimas semanas realizou uma viagem pela Europa e pela América Latina, se reuniu na última terça e quarta-feira com os futuros ministros e colaboradores na localidade de Anapoima (70km de Bogotá).

Depois desse encontro, o novo governo elaborou um documento no qual prometeu desenvolver uma gestão baseada em transparência, pluralismo, austeridade e eficiência.

Além disso, ofereceu um sistema de governo meritocrático, descentralizador, a serviço da comunidade e centrado nos resultados, controlando "o mercado até onde for possível, e o Estado até onde for necessário".

Quanto aos princípios da ética pública, a nova equipe de governo se comprometeu a declarar os bens antes de assumir os cargos, e a não usar informação privilegiada ou confidencial em proveito próprio ou de terceiros.

Também destacou a crença no "diálogo construtivo, no respeito às diferenças, e na disposição em reconhecer erros e corrigi-los".

Santos, do Partido Social da Unidade Nacional (a U, direita), venceu o segundo turno das eleições presidenciais em 30 de maio com 70% dos votos e formou a equipe de governo com dirigentes e figuras de diversos partidos de centro-direita.

O novo presidente substituirá no cargo Alvaro Uribe, eleito pela primeira vez em 2002 e reeleito em 2006.