O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou nesta quinta-feira (5/8) em Nagasaki (sudoeste do Japão) que a única maneira de assegurar-se de que as armas nucleares não serão utilizadas é eliminá-las.
Ban é o primeiro secretário-geral da ONU a visitar a cidade mártir de Nagasaki, arrasada por uma bomba nuclear lançada pelos Estados Unidos em 9 de agosto de 1945, três dias depois do bombardeio atômico de Hiroshima (sul). "A única maneira de assegurar-se de que tais armas jamais voltarão a ser utilizadas é eliminá-las todas", afirmou, em um discurso pronunciado no mesmo local em que explodiu a bomba plutônio.
"Vim prestar homenagem aos ;hibakusha; pelos sofrimentos espantosos que enfrentaram", acrescentou, enfatizando que sua visita era um testemunho de "solidaridad em relação aos cidadãos de Nagasaki".
"Hibakusha" é o nome que se dá, no Japão, aos sobreviventes dos bombardeios atômicos.
Ban visitou o museu dedicado às vítimas e se reuniu com sobreviventes do bombardeio.
Nenhum secretário-geral das Nações Unidas assistiu até agora as cerimônias realizadas anualmente desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
Será também a primeira vez que os Estados Unidos, França e Grã-Bretanha estarão representados em nível de embaixador ou encarregado de negócios.