As fortes chuvas de monções que atingiram o Paquistão na semana passada deixaram 1,6 mil mortos e mais de quatro milhões de desabrigados. Meio milhão de pessoas foram retiradas hoje (5/8) de regiões ameaçadas pelas inundações do rio Indo, no sudeste do país. Agora, as chuvas ameaçam regiões do interior do Punjab e da Sindh.
[SAIBAMAIS]De acordo com informações de organizações de ajuda, os desabrigados ocupam mesquitas, prédios do governo, escolas e estádios.
Segundo o chefe do Departamento de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) no Paquistão, Manuel Bessler, "mais de quatro milhões de pessoas foram afetadas de uma ou outra maneira pelas chuvas e deslizamentos de terra". A afirmação foi feita durante uma teleconferência em Islamabad.
Como a época de chuvas só termina normalmente no fim de agosto, Bessler teme que a situação se agrave. "Nós nos encontramos ante uma catástrofe maior", assinalou.
A ajuda começa a chegar ao país hoje. Os EUA prometeram doar US$ 10 milhões e já enviaram helicópteros militares para as áreas mais atingidas. A Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeu a doar US$ 18 milhões.