O dissidente cubano José Ubaldo Izquierdo, um dos 52 presos políticos libertados em julho, chegou ao Chile com a família hoje (4/8), procedente de Madri, para iniciar uma nova vida e com "a dor de ter deixado parentes queridos para trás".
Izquierdo, libertado em 22 de julho, chegou em um voo da aerolínea LAN na manhã desta quarta-feira em companhia de sete membros da família: a mulher Yamilka, os três filhos, os sogros e um sobrinho.
No aeroporto de Santiago, Izquierdo e os familiares foram recebidos pelo chanceler Alfredo Moreno, um dos gestores da viagem ao Chile junto do senador opositor Patricio Walker.
"Recebemos você e sua família como mais um de nós. Vão encontrar neste país um lugar para progredir em paz, com oportunidades para seus filhos e com liberdade para caminhar no sentido que vocês quiserem", disse Moreno, em uma coletiva de imprensa em um dos salões do terminal chileno.
Izquierdo, que levava bandeiras de Cuba e do Chile, disse emocionado que sentia "uma alegria transbordante por se encontrar hoje neste grande país; mas também há dor no meu coração sofrido, porque em Cuba deixei uma família extraordinária", relatou.
O dissidente, jornalista de profissão, acusou o governo cubano de impedir a viagem de outros nove membros da família.
"Fui vulgarmente enganado pelo governo cubano. Na opressão e no martírio ficaram nove de meus entes queridos, que não sei se poderão sair da chamada ;ilha prisão; do Caribe", completou.
Segundo explicou, os outros familiares não puderam sair de Cuba "devido às travas impostas pelas autoridades (cubanas), que citaram suspostas limitações do Executivo espanhol quanto ao número de parentes que poderiam viajar com cada preso de consciência".
Izquierdo chegou ao Chile com um visto de residente temporário, mas ele e a família poderão pedir status de refugiado político no país.
Ele e a família participarão de um programa de assistência do governo para os imigrantes, que lhes assegura casa e ajuda econômica mensal de cerca de US$ 800 para sustentar a família com alimentação e vestuário.