O departamento do Tesouro americano anunciou nesta terça-feira (3/8) sanções contra 21 empresas com sede na Europa e no Japão, às quais acusa de serem fachadas do governo do Irã.
Os Estados Unidos sancionaram bancos e firmas mineradoras e de outros setores tanto na Europa como no Japão depois de acusar o governo iraniano de usá-las como fachada para se esquivar das sanções que enfrenta por seu polêmico programa nuclear.
"Diante do aumento de seu isolamento dos sistemas financeiro e comercial internacional, o governo do Irã prosseguirá com seus esforços para fugir das sanções", afirmou o subsecretário do Tesouro, Stuart Levey.
"Esses esforços", afirmou, "incluem a utilização de entidades de propriedade do governo no mundo que não são facilmente identificáveis para facilitar transações em apoio a suas atividades ilícitas".
Entre as empresas sancionadas figuram dois bancos na Belarus, dois empresas de investimentos na Alemanha e companhias mineradoras e de engenharia no Japão, Alemanha, Itália e Luxemburgo.
As empresas e cidadãos americanos estão proibidas de negociar com as companhias proscritas.