O primeiro-ministro russo Vladimir Putin anunciou que irá acompanhar pessoalmente o andamento da reconstrução de aldeias devastadas pelos incêndios que consomem o oeste da Rússia por meio de câmeras especialmente instaladas nos canteiros de obra.
"Hoje, ordenei que fossem instaladas em cada ponto de construção importante câmeras de vigilância que funcionarão 24 horas por dia", declarou, segundo a agência Interfax, durante um encontro com os habitantes de Mokhovaya, uma cidade próxima de Moscou destruída pelas chamas.
[SAIBAMAIS]"As câmeras vão transmitir imagens para três lugares: a sede do governo, a minha casa e o site de internet do governo", disse. "Trata-se de certificar que as decisões tomadas estão sendo colocadas em prática e supervisionar o trabalho", explicou Putin.
O setor de construção da Rússia é considerado corrupto, por isso, Putin prometeu na semana passada que as 2 mil casas destruídas pelos incêndios seriam reconstruídas antes do inverno.
"Cada cidadão poderá ver, assim, em tempo real, o que está acontecendo no local", destacou o primeiro-ministro. Intalar um tal sistema de vigilância "é uma missão difícil, é preciso partir da estaca zero, mas é certamente realizável com as tecnologias de hoje em dia", acrescentou.