Jornal Correio Braziliense

Mundo

Guarda Costeira prende 31 cubanos que chegavam à Flórida

Um grupo de 31 cubanos foi preso hoje (2/8) pela Guarda Costeira americana ao chegar à ilha Sands Key, na Flórida, e posteriormente foi entregue às autoridades migratórias, informou a agência de proteção de fronteiras (CBP).

O grupo era composto por 20 homens e 11 mulheres, adultos, com exceção de dois adolescentes, e todos eles em bom estado de saúde, disse a CBP.

Nenhum bote ou embarcação foi encontrado na região, o que faz presumir que se tratou de tráfico de imigrantes, realizado em muitos casos com lanchas que deixam as pessoas na costa.

Pela chamada Lei de Ajuste Cubano, mais conhecida como "pés secos, pés molhados", os cubanos que chegam ao território americano recebem residência automática, enquanto os presos no mar são devolvidos ao país.

A lei, que favorece os cubanos que deixam o país, desperta atualmente a ira de outras comunidades estrangeiras nos Estados Unidos, que veem como outros imigrantes, especialmente de origem mexicana, recebem um tratamento desvantajoso e são expulsos por conta de duras normas, como a lei em vigor no Arizona.