Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sarkozy fala por telefone com Abbas e Netanyahu sobre processo de paz

O presidente da França, Nicolas Sarkozy falou por telefone, ontem (26/7), com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e hoje com o premier israelense, Benjamin Netanyahu, sobre o processo de paz israelense-palestino, segundo comunicado da presidência francesa enviado à AFP.

Segundo o texto, Sarkozy transmitiu aos dois interlocutores "a urgência de uma reativação do processo de paz e da necessidade de que as partes ajam em conformidade com esse objetivo".

Nicolas Sarkozy instou Abbas e Netanyahu a "uma retomada rápida das negociações diretas" de paz, "à prorrogação da moratória sobre a colonização" judaica na Cisjordânia e à "detenção das medidas que afetem o equilíbrio em Jerusalém".

As conversas diretas de paz entre israelenses e palestinos foram suspensas a partir da vasta ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza, entre o fim de 2008 e o começo de 2009. Atualmente, as duas partes mantêm negociações indiretas com a mediação dos Estados Unidos.

Segundo o comunicado, as negociações diretas "deveriam abranger o conjunto de elementos" relativos ao processo de paz, entre eles a segurança e o estatuto final de Jerusalém, considerada na totalidade por Israel a capital, mas reivindicada pelos palestinos como a capital do futuro Estado.

Sarkozy manifestou, ainda, aos dois chefes de Estado "o compromisso da França de por em andamento a solução de dois Estados, Israel e Palestina, que vivam juntos em paz e segurança".