Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sudão: helicóptero russo da ONU retorna à base com tripulação

O helicóptero russo da ONU no Sudão que, segundo a chancelaria russa, havia sido sequestrado, o que as Nações Unidas desmentiram em seguida, voltou com a tripulação para a base permanente de Niala, informou hoje (27/7) a companhia aérea russa UTair, em um comunicado.

"Às 19h39, hora de Moscou (12h39 de Brasília), o helicótero com a tripulação voltou à base permanente de Niala (Sudão). Não havia vítimas entre a tripulação e os passageiros. O helicóptero não está danificado", destacou o comunicado da companhia, que opera no Sudão sob contrato com a ONU.

Horas antes, o Ministério russo das Relações Exteriores anunciou que um helicóptero russo da ONU, com quatro tripulantes russos e cinco passageiros sudaneses a bordo, tinha sido capturado por rebeldes na região de Darfur.

Mas os capacetes azuis dessa região do oeste do Sudão desmentiram as informações de Moscou e asseguraram que nenhum helicóptero russo havia sido capturado, embora faltasse um piloto.

"A companhia aérea UTair, conjuntamente com a embaixada da Rússia e representantes da ONU no Sudão, tomam todas as medidas necessárias para esclarecer a situação", destacou o comunicado.