O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu nesta segunda-feira (26/7) aos palestinos que iniciem o quanto antes as conversações diretas com Israel, em declarações feita na comissão de Relações Exteriores do parlamento israelense.
"Agora é preciso passar sem demora às negociações diretas", declarou o primeiro-ministro, para quem "existe um acordo a respeito entre Israel e os americanos".
Netanyahu, no entanto, acusou a Autoridade Palestina, presidida por Mahmud Abbas, de "querer evitar as negociações diretas".
"Da nossa parte, estamos dispostos a iniciar negociações diretas na próxima semana", acrescentou, em declarações transmitidas pela rádio israelense.
Netanyahu afirmou ainda que os palestinos procurarão que a Liga Árabe, que tem previsto reunir-se na quinta-feira, no Cairo, apoio em sua negativa de negociar diretamente como Estado de Israel.
Israelenses e palestinos iniciaram em maio passado conversações indiretas, sob patrocínio do emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell.