Jornal Correio Braziliense

Mundo

Paquistão confirma encontro de autor do atentado de NY com chefe talibã

Faisal Shahzad, acusado do atentado fracassado na Times Square em 1o. de maio passado, em pleno centro de Nova York, viajou várias vezes ao Paquistão e se reuniu com o chefe dos talibãs paquistaneses, Hakimullah Mehsud, confirmou nesta segunda-feira (26/7) o ministro paquistanês do Interior.

[SAIBAMAIS]Antes do atentado frustrado, "Faisal Shahzad veio sete vezes ao Paquistão e se reuniu com Hakimullah Mehusud e outros", declarou à imprensa Rehman Malik em Pabbi (noroeste), numa declaração transmitida pelos canais de tv locais.

O encontro entre Mehsud e Faizal Shahzad foi mostrado nos últimos dias por um vídeo difundido na internet no qual se via o primeiro, sorridente, abraçando e apertando a mão do segundo.

Mehsud dirige o Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), o principal movimento talibã do noroeste, aliado da Al-Qaeda e fortemente implantado nas zonas tribais e semiautônomas fronteiriças com o Afeganistão.

Mehsud já havia aparecido num vídeo com o jordaniano Humam Jalil Abu Mulal al Balawi, o autor designado do atentado suicida que matou sete funcionários da CIA e um empregado jordaniano em 30 de dezembro passado, em uma base militar de Khost (sudeste do Afeganistão).