ISTAMBUL - O Irã está disposto a iniciar "imediatamente" negociações com as potências ocidentais sobre os detalhes de uma proposta de troca de combustível nuclear feita em maio, indicou neste domingo o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki.
Mottaki indicou aos jornalistas que Teerã apresentará nesta segunda-feira à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) as respostas às perguntas feitas pelo Grupo de Viena --composto por Estados Unidos, Rússia e França-- ao acordo firmado com Brasil e Turquia para troca de combustível.
"Amanhã, esta carta será enviada à AIEA em Viena e poderemos iniciar imediatamente as negociações sobre os detalhes da troca de combustível", afirmou.
"Todas as modalidades de troca serão determinadas por meio de negociações em Viena", acrescentou o ministro.
O Irã propôs no dia 17 de maio às grandes potências, como parte de um acordo com Brasil e Turquia de trocar em território turco 1.200 kg de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado a um reator de pesquisas médicas.
Esta iniciativa foi ignorada pelas grandes potências, que votaram o reforço das sanções contra Teerã no dia 9 de junho, suspeito de querer produzir uma arma atômica.
Nesse dia, o Grupo de Viena manifestou ao diretor da AIEA, o japonês Yukiya Amano, suas reservas sobre o acordo entre iranianos, turcos e brasileiros, transmitindo também uma série de questões para que o Irã esclarecesse.