Jornal Correio Braziliense

Mundo

Mais cinco dissidentes cubanos libertados chegam à Espanha

Mais cinco dissidentes cubanos, libertados pelo governo de Havana, chegaram nesta sexta-feira (23/7) em Madri com suas famílias, completando o grupo de 20 ex-presos políticos que viajaram para a Espanha, constatou a AFP.

Os dissidentes Jorge Luis Gonzalez, Blas Giraldo Reyes, José Ubaldo Izquierdo, Jésus Mustafa e Antonio Diaz desembarcaram de dois voos comerciais provenientes de Havana no aeroporto de Madri-Barajas.

[SAIBAMAIS]Eles foram hospedados com suas famílias em um hotel da cidade de Alcorcon, ao sul de Madri, onde já estão outros quatro ex-prisioneiros que chegaram esta semana à Espanha. Após uma mediação sem precedentes realizada pela Igreja Católica cubana e pela diplomacia espanhola com o presidente Raúl Castro, Cuba anunciou no início de julho a libertação progressiva, em um período de quatro meses, de 52 prisioneiros de um grupo de 75 condenados em 2003 por atividades contra o regime comunista.

Além dos 20 que escolheram ir à Espanha, uma parte dos presos indicou que não quer deixar a ilha, enquanto outros expressaram o seu desejo de viver nos Estados Unidos, que abrigam uma comunidade de 1,5 milhão de pessoas de origem cubana.

Dos cinco que chegaram nesta sexta-feira, um deles, José Ubaldo Izquierdo, pretende viajar para o Chile, que aceitou recebê-lo com sua família. Dos 20 dissidentes que chegaram à Espanha com seus parentes, sete já estão instalados em centros de acolhida de várias cidades espanholas e dois devem seguir rumo a Miami.

Madri indicou esta semana que os dissidentes cubanos na Espanha podem optar pelo status de refugiados políticos ou de "proteção internacional" e viver em Madri se assim desejarem.