Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ladrão que assaltava bancos com flores é preso em NY

Um homem que assaltava bancos desarmado apresentando-se simplesmente com um buquê de flores nas mãos foi detido hoje (21/7) em Nova Iorque, anunciou a polícia.

Edward Pemberton, 44 anos, foi finalmente capturado pelos agentes no Brooklyn depois de efetuar dois assaltos a bancos neste mês, disse à imprensa o chefe da polícia de Nova York, Raymond Kelly.

A história seria banal não fosse a técnica utilizada pelo assaltante: aproximava-se do balcão com um buquê de flores, como fez na quinta-feira passada em um banco do bairro Chelsea de Manhattan.

O assaltante entregou ao bancário um bilhete pregado no buquê. A mensagem dizia: "me dê todas as notas de cem e de 50, e não tente bancar o herói".

Depois de receber US$ 440, o ladrão - que em momento algum mostrou uma arma - deixou o buquê de flores sobre o balcão e fugiu tranquilamente, mesmo com a imagem sendo registrada pelo circuito interno de vídeo, o que permitiu à polícia divulgar a foto e capturá-lo.

Uma semana antes, Pemberton tinha realizado um roubo semelhante em Nova York, quando roubou US$ 2.325 em outro banco, armado desta vez com uma planta em um vaso.