Jornal Correio Braziliense

Mundo

Talibã critica conferência de Cabul, julgando-a 'fútil'

O talibã afegão criticou a Conferência Internacional de doadores, realizada nessa terça-feira (20/7) em Cabul, em comunicado publicado nesta quarta-feira na internet, considerando que demonstra o fracasso da política americana.

"A conferência fútil provou que a América (...) é incapaz de resolver o problema afegão. Todas as ações feitas nesse sentido estão fadadas ao fracasso", diz o texto em inglês, reportado pelo Centro Americano de Vigilância de Páginas Islâmicas (SITE).

"Com toda a impotência (...), o fantoche de Cabul (...), por ordem da América, será imposto ao povo afegão, enquanto a comunidade internacional (...) declara a transferência de controle da economia ao regime (...) corrupto", acrescentou.

Ao longo dessa conferência, representantes de mais de 70 países doadores e organizações internacionais se comprometeram a que uma grande parte (pelo menos a metade) dos bilhões de dólares de ajuda internacional ao Afeganistão estejam no orçamento do governo afegão num prazo de dois anos.

Todas as ações tomadas pelos Estados Unidos "servem apenas para prolongar a guerra no Afeganistão e assegurar a permanência dos invasores estrangeiros no país, e isso o povo afegão (...) jamais aceitará".

Segundo o comunicado final da conferência, o grupo reunido apoiou o objetivo do presidente afegão, Hamid Karzai, "segundo o qual as forças armadas nacionais devem retomar e conduzir as operações militares em todas as províncias até 2014".

O documento não precisou, no entanto, se a retirada das tropas estrangeiras está prevista para 2014.