Pelo menos 28 pessoas morreram e 46 ficaram feridas nesta quarta-feira (21/7) num atentado com carro-bomba perto de uma mesquita xiita de Baquba, 60 km ao norte de Bagdá, informou um militar do comando de operações da província de Diyala, da qual Baquba é a capital.
O ataque foi registrado às 18h locais (13h de Brasília) perto da mesquita Huseiniya, no bairro de maioria xiita de Abu Saida, precisou.
A polícia impôs toque de recolher no perímetro em volta, devido a suspeitas sobre outras bombas, segundo a mesma fonte.
A violência registrou uma diminuição no Iraque, em relação aos anos 2006 e 2007, quando chegou ao auge, mas os atentados ainda são frequentes nesta província, onde as tensões étnicas e religiosas complicam a luta contra os insurgentes.
Na terça-feira, num mercado de Qara Tapah, a 100 km ao norte de Baquba, um atentado com carro-bomba deixou três mortos, entre eles uma criança, e 18 feridos.
Os ataques se produzem num contexto de bloqueio político no Iraque, quatro meses e meio depois das eleições legislativas. Os partidos políticos não chegaram a um acordo para designar o próximo primeiro-ministro e a composição do novo gabinete - uma situação que preocupa os Estados Unidos, que inicia a fase de retirada de suas tropas de combate do Iraque.
O contingente americano, atualmente de 71.000 militares, deve ser reduzido a 50.000 homens a partir de 1 de setembro.