Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pelo menos sete soldados turcos morrem em ataques de rebeldes na Turquia

Pelo menos sete soldados turcos morreram em ataques de rebeldes curdos no sul e no leste do país, informaram nesta terça-feira (20/7) fontes governamentais militares.

O ataque mais mortal, atribuído ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), ocorreu à noite contra um posto militar, instalado perto da cidade de Cukurca, próxima à fronteira com o Iraque.

Seis soldados morreram e outros 15 ficaram feridos, anunciou o premier turco, Recep Tayyip Erdogan.

Os rebeldes do PKK deram outro balanço. "Nossos combatentes mataram 13 militares turcos esta noite em ataque contra a base turca da região de Hakkari", declarou à AFP Roz Walat, encarregado de Relações Exteriores do PKK, refugiado nas montanhas da região autônoma do Curdistão, no norte do Iraque.

"Não registramos nenhuma baixa em nossas fileiras e destruímos morteiros e canhões turcos", acrescentou, destacando que os combates se prolongaram por duas horas.

O segundo ataque rebelde ocorreu na província de Van (leste), onde membros do PKK dispararam contra um grupo de soldados, perto do povoado de Gulpinar, matando um militar, informaram fontes militares.

Após os ataques, Erdogan reiterou a vontade do governo de continuar lutando contra a rebelião. "Continuaremos lutando contra o terrorismo com determinação. Continuaremos sem temor e sem descanso. Não retroceremos", declarou.

O PKK lança ataques quase diários contra as forças de segurança turcas desde que o líder encarcerado, Abdulá ;calan, anunciou em maio que renunciava ao diálogo com o governo.

As autoridades turcas rejeitam o diálogo com o PKK, uma organização considerada terrorista por muitos países.