A comunidade internacional apoia a meta do presidente afegão Hamid Karzai de assumir a segurança do país no final de 2014 e que a metade da ajuda externa passe pelo orçamento governamental, segundo o comunicado final da conferência internacional de Cabul adotado nesta terça-feira (20/7).
A comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos, apoiou também o "programa de reconciliação" com os talibãs lançado por Karzai, indica o texto.
[SAIBAMAIS]"A comunidade internacional manifesta seu apoio ao objetivo do presidente do Afeganistão segundo o qual as Forças Armadas nacionais afegãs devem realizar e conduzir as operações militares em todas as províncias para 2014", ressalta o comunicado.
Karzai manifestou o desejo de chegar "nos próximos meses" a "um acordo sobre as modalidades desta transição" com seus aliados internacionais.
Cerca de 140.000 militares estrangeiros, sendo dois terços americanos, estão mobilizados atualmente no país, onde a rebelião dos talibãs vem ganhando terreno há quatro anos.