Os exercícios militares entre Coreia do Sul e Estados Unidos, cujo objetivo é enviar "uma mensagem forte" à Coreia do Norte, começarão no dia 25 de julho no Mar do Japão, anunciou nesta terça-feira (20/7) o Exército americano.
As manobras, que durarão três dias, têm como objetivo mostrar a determinação dos dois países "em enfrentar qualquer tipo de ameaça que possa representar a Coreia do Norte", acrescentou a fonte.
Estes exercícios são uma resposta ao afundamento de um navio sul-coreano este ano. Seul e Washington acusam a Coreia do Norte de ter atacado a embarcação.
O anúncio foi feito após um encontro entre o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, em visita a Seul, e o ministro da Defesa sul-coreano Kim Tae-Young. "Nosso objetivo consiste em dissuadir a Coreia do Norte de cometer futuras provocações", comentou o almirante Robert Willard, chefe das forças americanas no Pacífico, durante um encontro com alguns jornalistas em Seul.
[SAIBAMAIS]Coreia do Sul e Estados Unidos, baseando-se nas conclusões de uma investigação internacional, acusam a Coreia do Norte de ser responsável pelo naufrágio no final de março da corveta sul-coreana "Cheonan", que causou a morte de 46 marinheiros.
O primeiro exercício, que será realizado de 25 a 28 de julho, mobilizará cerca de 20 navios e submarinos, incluindo o porta-aviões nuclear americano "George Washington", de 97.000 toneladas, assim como cerca de 200 aviões, indica o comunicado.
Cerca de 8.000 militares das forças aéreas e navais de ambos os países estarão envolvidos nestas manobras.