Jornal Correio Braziliense

Mundo

Assad e Davutoglu pedem fim de bloqueio a Gaza

O presidente sírio Bachar al-Assad e o ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, pediram a "intensificação dos esforços" para pôr fim ao bloqueio israelense a Gaza, durante uma reunião nesta segunda-feira (19/7) em Damasco.

Os dois líderes consideraram "necessário intensificar os esforços para romper o bloqueio imposto à Faixa de Gaza" depois da tomada do controle do território pelo movimento islamita palestino Hamas em junho de 2007, indicou a agência oficial Sana.

Israel aceitou reduzir o bloqueio terrestre à Faixa de Gaza devido às intensas pressões internacionais após a morte de nove turcos na ação armada contra uma flotilha de ajuda humanitária que tentava chegar ao enclave palestino no dia 31 de maio.

Ahmed Davutoglu havia exortado em julho Israel a pedir desculpas ou a aceitar as conclusões de uma comissão de investigação internacional, ameaçando romper relações entre os dois países.

Durante seu encontro nesta segunda-feira, Assad e Davutoglu consideraram "importante que uma investigação internacional independente seja realizada sobre o crime cometido por Israel".

O presidente Assad e o ministro turco abordaram também o processo de paz no Oriente Médio, estagnado "em razão das práticas agressivas do governo israelense extremista" de Benjamin Netanyahu, acrescentou a Sana.