Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bill Clinton quer escalar o Kilimandjaro antes de morrer

O ex-presidente americano, Bill Clinton, 63 anos, gostaria de escalar o Kilimandjaro, a montanha mais alta da África, antes de morrer, declarou nesta segunda-feira (19/7) durante a Conferência Internacional sobre a Aids, em Viena.

Ele explica que um de seus filmes favoritos é "Antes de partir" ("The Bucket List", 2007), onde dois doentes terminais - interpretados por Morgan Freeman e Jack Nicholson - elaboram uma lista de coisas que eles gostariam de fazer antes de morrer, e dar uma volta ao redor do mundo é uma delas.

"Logo farei 64 anos, por isso acho que já sou velho o bastante para fazer uma lista como o Jack e o Morgan", brincou.

"Gostaria de escalar o Kilimanjaro antes que as neves derratam, e gostaria também de correr uma maratona ante de partir dessa para melhor. Existem muitas coisas que eu gostaria de fazer, mas não tem muita importência se eu as realizarei ou não", acrescentou.

"O que eu realmente gostaria de fazer, se pudesse desejar algo, era viver para ver meus netos crescerem. E gostaria de viver para ver que todos os netos do mundo terão uma chance, não num futuro muito distante, de viver seus próprios sonhos e não morrer antes da hora".

Localizado no norte da Tanzânia, o Monte Kilimanjaro, 5.963 metros de altura, atrai milhares de alpinistas por ano.