Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fidel diz ser improvável Obama deter conflito nuclear com Irã

Havana ; O líder cubano Fidel Castro disse neste domingo (18/7) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está impossibilitado e desinteressado em deter um possível conflito bélico com o Irã, que, na sua opinião, desencadearia uma catástrofe nuclear.

"Por todos os elementos da realidade que percebo, não vejo a mínima possibilidade" de que vença o senso comum e se evite a guerra, uma realidade que "nem Obama poderá alterar, nem mostrou em nenhum momento a decisão de fazê-lo", afirmou Fidel em um artigo publicado no site Digital Cubadebate.

Fidel, que está perto dos 84 anos ; sendo os últimos quatro deles afastado do poder por conta de uma doença ; dedicou nove artigos ao tema, publicados desde 1; de junho, e nos últimos 10 dias fez cinco aparições públicas onde abordou o assunto.

"Penso que seria muito mais prático que nossos povos se preparassem para encarar a realidade. Nisso consistirá nossa única esperança", afirmou no artigo, escrito poucas horas depois de uma mensagem ao ex-presidente Nelson Mandela, onde pede a ele que use sua influência para manter a África do Sul longe das bases militares dos Estados Unidos e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Disse também que o Irã já conseguiu fabricar 20 quilos de urânio enriquecido a 20%, "suficientes para construir um artefato nuclear, o que enlouquece ainda mais aqueles que há pouco tempo adotaram a decisão de atacá-los".

Essa guerra nuclear "seria a última da pré-história de nossa espécie", sentenciou.

Fidel diz que, apesar dos riscos, "a humanidade ainda pode preservar-se dos golpes demolidores da tragédia nuclear que se aproxima, e da ambiental que já está em andamento".