Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército colombiano mata dois guerrilheiros e captura segurança de líder das Farc

Bogotá ; Soldados colombianos mataram dois insurgentes e capturaram uma guerrilheira que fazia parte do esquema de segurança do líder das Farc, Alfonso Cano, depois de um confronto no sul do país, informou neste domingo (18/7) a chefia militar.

Tropas da Nona Brigada abateram os guerrilheiros e detiveram uma mulher conhecida como "Araceli", comandante de uma frente das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e "coordenadora" do esquema de segurança de Cano nos departamentos (estados) de Huila e Cauca (sul), segundo as autoridades.

"Araceli", que também enfrenta acusações de assassinato, sequestro e ataques às forças públicas, foi capturada ferida depois dos confrontos ocorridos em uma região montanhosa na fronteira entre Huila e Cauca, a 500 km de Bogotá, afirmou a chefia militar em um comunicado.

A líder guerrilheira recebeu atendimento em um hospital da cidade de Neiva, a capital de Huila e sede da Nona Brigada, segundo a nota.

Os soldados também confiscaram fuzis durante a operação na zona montanhosa, informou o exército.

O governo do presidente colombiano Alvaro Uribe, cujo mandato terminará no próximo dia 7 de agosto, intensificou as operações contra os chefes das Farc, incluindo Cano que, segundo a inteligência militar, desloca-se por uma vasta região compreendida entre Huila, Cauca e os departamentos de Valle e Tolima.