O secretário-geral da Liga Árabe, Amr Musa, assegurou neste domingo (18/7) que os palestinos não podem começar negociações indiretas ou diretas com Israel sem garantias por escrito, depois de se reunir com o emissário americano para o Oriente Médio, George Mitchell, no Cairo.
[SAIBAMAIS]"Não podemos passar automaticamente para um tipo de negociação para outro sem garantias por escrito", declarou Musa, cuja organização apoiou as negociações indiretas entre palestinos e Israel em maio.
Musa fez estas declarações depois de se reunir com Mitchell. Momentos antes, o presidente egípcio, Hosni Mubarak, se reuniu em separado com o presidente palestino, Mahmud Abbas, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e com Mitchell.
Na véspera, Abbas também pediu a Washington garantias sobre a interrupção da colonização israelense em Jerusalém Oriental antes de retomar negociações diretas com Israel.
"Até o momento, não há esclarecimentos sobre a posição americana a respeito de um certo número de problemas, em particular os que permitiriam passar a discussões sobre um acerto final", explicou um dirigente da OLP, Yasser Abed Rabbo, ao comentar o encontro de Abbas com Mitchell.
Os palestinos exigem uma paralisação total da colonização antes de negociar a paz.
Mitchell classificou o encontro com Abbas de "muito produtivo". Como é habitual, o mediador americano se negou a entrar em detalhes.