A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet destacou nesta terça (13) o papel do Estado na melhoria das condições de vida das mulheres. Ao participar da 11; Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, ela disse que cabe ao Estado deve formular políticas públicas que atendam às reais necessidades das mulheres e garantir a igualdade entre homens e mulheres.
;[São necessárias] políticas que permitam fechar essa lacuna da desigualdade. A luta contra a desigualdade depende de um Estado forte;, afirmou Bachelet. Ela disse ainda que é preciso expandir as políticas econômicas e a representação política das mulheres. Isso porque as mulheres representam mais de 50% da população da América latina, mas são poucas as que têm alguma ascensão na esfera política.
Michelle Bachelet defendeu também a necessidade de fortalecimento das instituições políticas para que elas possam promover uma sociedade mais igualitária para as mulheres.
A 11; Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe é promovida pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e tem apoio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.