O Irã espera o retorno "sem obstáculo algum" por parte dos Estados Unidos do físico nuclear iraniano Shahram Amiri, "refugiado" no escritório de interesses iranianos em Washington, declarou nesta terça-feira (13/7) em Madri o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki.
"Temos a esperança de que sem obstáculo algum ele possa voltar ao seu país, que não criem obstáculos para seu retorno a sua pátria", indicou o chanceler iraniano durante uma entrevista coletiva à imprensa em Madri.
"Recebemos a notícia, Shahram Amiri foi sequestrado na Arábia Saudita há dois anos. Estava recentemente nos Estados Unidos e se refugiou no escritório de interesses iranianos, na embaixada do Paquistão em Washington", declarou o ministro iraniano.
"Pediu o retorno ao seu país", acrescentou Mottaki.
[SAIBAMAIS]O físico nuclear iraniano Shahram Amiri, "sequestrado", segundo o Irã, pelos serviços de inteligência americanos, afirmou nesta terça-feira que se refugiou no escritório de interesses iranianos em Washington, e afirmou que os Estados Unidos "são o grande perdedor neste caso".
Amiri indicou, em declarações à televisão estatal iraniana, que durante os últimos 14 meses foi "submetido a uma pressão psicológica grande e vigiado por homens armados".
O cientista não indicou o lugar de sua detenção nem como conseguiu chegar ao escritório de interesses iranianos, declarando que se sentia "feliz" por estar ali.