Jornal Correio Braziliense

Mundo

Soldado afegão que matou 3 militares britânicos agiu com premeditação

O soldado afegão que matou três militares do contingente britânico nesta terça-feira (13/7) no sul do Afeganistão "traiu seus companheiros" da Otan e do Exército Nacional, afirmou um porta-voz militar em um comunicado difundido pelo ministério da Defesa em Londres.

Os soldados, de um batalhão de combatentes gurkha originários do Nepal, morreram num "suposto ataque premeditado de um membro do Exército Nacional Afegão utilizando uma combinação de armas". O ataque ocorreu no sul de Nahr-e Saraj, na tumultuada província de Helmand, anunciou o ministério em seu comunicado.

"Acreditamos que foram as ações de um único indivíduo que traiu seus companheiros da Isaf (Força de Assistência à Segurança da Otan) e afegãos", declarou o tenente-coronel James Carr-Smith, porta-voz do destacamento Helmand, citado no comunicado.

"Não sabemos onde se acha atualmente, mas estamos fazendo intesos esforços para encontrá-lo", acrescentou, antes de informar que esta ação isolada não dissuadirá as tropas britânicas de continuar com sua missão no Afeganistão.

Estas três mortes elevam para 72 as baixas militares britânicas registradas no Afeganistão no correr do ano.