O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (11/7) que um acordo de paz israelo-palestino é possível, mas será necessária muita paciência para aplicá-lo.
"Podemos ter uma paz negociada? Sim. Seria possível conquistá-la até 2012? Acredito que levará mais tempo", declarou Netanyahu em uma entrevista à rede de televisão Fox News.
O primeiro-ministro israelense falou recentemente sobre uma retomada das negociações diretas com os palestinos, em vez de discussões "de aproximação", realizadas com o emissário americano George Mitchell como mediador.
Interrogado sobre se a criação de um Estado palestino pode ocorrer antes de 2012, como desejam os palestinos, o primeiro-ministro mostrou-se cético.
Os palestinos, em especial o primeiro-ministro Salam Fayyad, fixaram agosto de 2011 como objetivo para a proclamação de um Estado palestino.
Benjamin Netanyahu, que visitou no início deste mês a Casa Branca, encontra-se na terça-feira com o presidente Hosni Mubarak no Egito para falar das negociações com os palestinos.