O quinto "encierro" da festa de São Firmino em Pamplona (norte da Espanha) deixou quatro feridos este domingo, um deles com uma chifrada, anunciou o governo regional de Navarra.
Para três dos quatro corredores, os ferimentos foram "leves" e o outro sofreu feridas de caráter "reservado". Três deles são espanhóis e o outro, canadense. Um dos espanhóis, de 37, levou uma chifrada na coxa, mas o ferimento não foi grave.
O quinto "encierro", de um total de oito previstos para as festas que terminam em 14 de junho, foi considerado "limpo" pelos especialistas, apesar do grande número de pessoas que correram diante dos touros.
Os "encierros" ocorrem todas as manhãs, às 08h00 locais (03h00 de Brasília) em um trajeto do centro histórico de Navarra (norte). Os corredores, "mozos" e cada vez mais "mozas", correm diante dos animais, correndo o risco de serem pisoteados ou de levar uma chifrada.
As corridas já mataram 15 pessoas desde 1911. No ano passado, a festa foi ofuscada pela morte de um jovem espanhol, de 27 anos, que levou uma chifrada no pescoço.