O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reafirmou nesta sexta-feira, durante conversa por telefone com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, seu compromisso em favor da criação de um Estado palestino, informou à AFP o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina.
"O presidente Abbas recebeu um telefonema do presidente Obama sobre os últimos acontecimentos políticos, em particular a reunião de Obama com (o primeiro-ministro israelense, Benjamin) Netanyahu na terça-feira, em Washington", precisou.
Depois de um período de distanciamento, o presidente americano e seu hóspede israelense mostraram-se em harmonia, num encontro na Casa Branca, durante o qual Obama pediu a retomada das negociações de paz diretas entre israelenses e palestinos até o final de setembro.
Abbas, por sua vez, relatou ao presidente americano "seu envolvimento num processo de paz sério, contínuo, que termine com a presença israelense nos territórios palestinos ocupados desde 1967 e a instauração de um Estado palestino independente".
"Obama prometeu a Abbas que se empenharia pela instalação de um Estado palestino independente, vivendo em segurança, paz e estabilidade, ao lado de Israel", acrescentou o porta-voz.
"Expressou desejo de que negociações diretas entre as duas partes palestina e israelense comecem rapidamente", e anunciou ao líder palestino o regresso à região, na próxima semana, do mediador americano George Mitchell, segundo a mesma fonte.
A Casa Branca confirmou em comunicado o telefonema de Obama a Abbas.