Jornal Correio Braziliense

Mundo

Imã de mesquita de Tikrit é detido por pintar no templo o nome de Saddam

O imã da maior mesquita de Tikrit, feudo do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, foi detido por ter pintado com tinta preta na parede desse lugar de culto a inscrição "Grande mesquita de Saddam", seu nome original, anunciou a polícia nesta sexta-feira.

"Será julgado domingo", declarou o porta-voz da polícia da província de Salaheddine, que tem Tikrit como capital (160 km ao norte de Bagdá).

O imã Jumaa Issa Addahima, um ex-militar iraquiano durante o governo de Saddam Hussein, foi detido nesta quinta-feira em sua casa e levado à sede da polícia criminal, segundo sua família.

Construído em 2002 no centro de Tikrit, o imponente edifício foi rebatizado de "Grande mesquita de Tikrit" depois da derrota do ex-presidente durante a invasão de 2003.

Mas o religioso não acietou o novo nome, "não porque seja favorável a Saddam Hussein, mas porque foi Saddam que a construiu, e isso faz parte da história de Tikrit", indicou a fonte.

Nascido em 1937 na aldeia de Awja, a poucos quilômetros de Tikrit, Saddam Hussein foi enforcado em dezembro de 2006, depois de ter governado o Iraque com mão de ferro, de 1979 a 2003.