Jornal Correio Braziliense

Mundo

Israel deve retomar construções nas colônias, afirma ministra

As construções devem ser retomadas nas colônias judaicas da Cisjordânia ocupada ao fim da moratória, que permanecerá em vigor até setembro, afirmou a ministra da Cultura e dos Esportes de Israel, Limor Livnat.

"Não há a menor dúvida: a construção será retomada em Judeia-Samaria (Cisjordânia) imediatamente após o prazo previsto pela suspensão, 26 de setembro;, declarou a ministra à rádio militar.

"O governo ordenou uma suspensão temporária, e esta decisão é intocável. Para Israel está descartado tentar convencer os palestinos por meio de concessões a iniciar negociações de paz diretas", completou Livnat.

Em novembro do ano passado, sob pressão dos Estados Unidos, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu aprovou uma moratória de 10 meses da colonização judaica na Cisjordânia ocupada para favorecer a retomada do processo de paz com os palestinos.

O processo, suspenso desde a ofensiva israelense contra a Faixa de Gaza em dezembro de 2008, foi retomado em 9 de maio com discussões indiretas, chamadas de "proximidade", por intermédio do enviado americano George Mitchell.

Livnat é membro do partido Likud, de Netanyahu, e fez as declarações no dia em que o premier israelense é esperado em Washington para uma reunião na Casa Branca com o presidente Barack Obama.

Antes de viajar a Washington, Netanyahu se reuniu com vários ministros do Likud, para relatar as mensagens políticas que pretende transmitir às autoridades americanas, segundo a rádio pública.