Uma explosão em uma subestação elétrica deixou a cidade canadense de Toronto sem energia na segunda-feira (6/7), interrompendo, inclusive, um jantar em homenagem à rainha Elizabeth II, informou a imprensa local.
O apagão ocorreu por volta das 17H30 local (18H30 Brasília) e paralisou o metrô, trêns urbanos e até os sinais de trânsito, em plena hora do rush, revelou a TV estatal CBC.
Ao menos 250 mil pessoas ficaram sem eletricidade em Toronto, que vive uma onda de calor, com temperatura em torno de 34 graus.
A Rainha, que conclui uma viagem de nove dias pelo Canadá ao lado do marido, príncipe Philip, planejava participar de um jantar oferecido pelo primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, no Royal York Hotel de Toronto, mas o prédio ficou sem energia elétrica.
O jantar teve início com uma hora de atraso.Um porta-voz do sistema elétrico de Toronto afirmou à AFP que o apagão foi causado por um problema na transmissão e que o fogo em uma das subestações já foi controlado.
"As pessoas estavam saindo do trabalho quando acabou a energia", disse à AFP Falik Raja, um empresário de 40 anos. "Houve um pouco de pânico porque muita gente ainda estava nos prédios e os elevadores deixaram de funcionar".
A energia retornou em poucos minutos em algumas partes da cidade e às 20h30 (21h30 de Brasília) já estava restaurada em toda a cidade. A polícia não registrou feridos durante o apagão.