A rainha Elizabeth II, da Grã-Bretanha, inicia nesta terça-feira (6/7) uma breve visita a Nova York, que incluirá um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas e uma visita ao Marco Zero, onde se erguiam as torres-gêmeas do World Trade Center, derrubadas por aviões comerciais nos ataques de 11 de setembro de 2001.
Esta será a segunda vez que a soberana, que chegará a Nova York depois de uma visita de 9 dias ao Canadá, discursa na Assembleia Geral da ONU, depois de dirigir-se aos membros da organização em 1957.
Segundo a agenda oficial, a rainha deverá depositar, na própria terça, uma coroa de flores no Marco Zero, acompanhada do marido, o príncipe Philip. Ela encontrará parentes das vítimas e de socorristas, bem como representantes da polícia e dos bombeiros que trabalharam no local do atentado que matou cerca de três mil pessoas.
A monarca, de 84 anos, também tem previsto inaugurar o British Memorial Garden, na praça Hanover, no sul de Manhattan, dedicado às 67 vítimas britânicas dos ataques ao World Trade Center.