Jornal Correio Braziliense

Mundo

Lula assina cinco acordos de cooperação com Guiné Equatorial

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem pela África desde sábado, assinou nesta segunda-feira (5/7) em Malabo cinco acordos de cooperação com a Guiné Equatorial, de onde partiu no fim da tarde com destino ao Quênia, constatou a AFP.

Lula previa reunir-se com a imprensa no fim de sua reunião da manhã com o presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, mas a cancelou e não fez declarações à imprensa.

Os acordos assinados incluem a supressão da necessidade de visto para os visitantes dos dois países e a defesa e o apoio do Brasil ao setor agrícola da Guiné Equatorial, segundo uma fonte da presidência desse país.

"Esta primeira visita do presidente brasileiro à Guiné Equatorial permitiu ampliar nosso campo de cooperação com o Brasil, com o qual a cooperação é de vencedor para vencedor", declarou à AFP Juan No;l Nsue Ondo, diretor-geral e assessor presidencial de política internacional.

O presidente da Guiné Equatorial e o do Brasil "concordaram em não fazer ingerências" um no Estado do outro, afirma um comunicado conjunto lido pelo ministro das Relações Exteriores da Guiné Equatorial, Pastor Micha Ondo Bilé.

Pela manhã, em torno de 30 homens de negócios brasileiros que acompanham Lula reuniram-se com empresários e líderes econômicos do país africano na Câmara do Comércio de Malabo, segundo o presidente desta entidade, Gregorio Bocamo.

Lula iniciou no sábado em Cabo Verde, um país de língua portuguesa, sua última viagem pela África como presidente.

Depois do Quênia, visitará Tanzânia, Zâmbia e África do Sul.