Milhares de israelenses reuniram-se na noite desta segunda-feira (5/7) num concerto gigante de solidariedade ao soldado Gilad Shalit, num parque de Sdérot, perto da Faixa de Gaza, onde ele está detido há quatro anos.
A apresentação de música clássica da Orquestra Filarmônica de Israel, dirigida pelo maestro indiano Zubin Mehta, marca o quarto aniversário da captura de Gilad Shalit. No programa, Verdi, Mozart, Albinoni, Beethoven, e o cantor popular israelense Shlomo Artzi.
"Espero que ele (Gilad Shalit) saiba que organizamos este concerto e que um dia, muito em breve, tome conhecimento de que cada nota que tocamos era destinada a ele", declarou Zubin Mehta ao abrir a noite de gala ao ar livre em Sdérot, cidade do sul de Israel situada a alguns quilômetros da Faixa de Gaza.
Pelo menos 10 mil pessoas estão sendo esperadas a este concerto, transmitido ao vivo por cadeia de rádio e televisão.
A família de Gilad Shalit realiza há oito dias marcha de solidariedade através de Israel em direção à residência do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em Jerusalém, para exigir a libertação do soldado em poder dos islamitas palestinos do Hamas que controlam a Faixa de Gaza.