O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ameaçou nesta quinta-feira (1;) o Irã com o aumento da pressão internacional e o isolamento, antes de firmar um pacote de novas sanções que afetará a capacidade de Teerã de financiar seu programa nuclear.
As medidas, que se somam às sanções anunciadas pelo Conselho de Segurança da ONU e pela União Europeia, visam impedir o acesso do Irã a derivados do petróleo, como gasolina e querosene de aviação, e bloquear o acesso de Teerã ao sistema bancário internacional.
"Com estas sanções, junto a outras, estamos atingindo o coração da capacidade do governo iraniano para financiar e desenvolver seus programas nucleares", diz Obama no discurso que pronunciará durante a cerimônia de assinatura do pacote.
"Estamos mostrando ao governo que estas ações têm consequências, e se persistirem, a pressão continuará aumentando e o isolamento será cada vez maior", destacou Obama.
"Não devem ter qualquer dúvida de que os Estados Unidos e a comunidade internacional estão determinados a impedir que o Irã obtenha armas nucleares".