Jornal Correio Braziliense

Mundo

Paquistão: atentado suicida deixa ao menos 35 mortos em Lahore

Ao menos 35 pessoas morreram nesta quinta-feira em três atentados suicidas cometidos em um santuário na cidade de Lahore, leste do Paquistão, segundo um balanço anunciado pelo governo municipal.

"Ao menos 35 pessoas morreram e 175 ficaram feridas nas explosões", declarou às emissoras locais Jusro Pervez, prefeito da cidade.

"Houve três atentados suicidas", declarou Sajad Bhuta, um alto funcionário do governo desta cidade de 10 milhões de habitantes.

As explosões ocorreram no santuário Data Darbar, um imenso complexo no centro da cidade, que abriga o túmulo de um santo sufi, recebendo centenas de peregrinos a cada quinta-feira à noite, explicou à AFP o chefe da polícia de Lahore, Aslam Tareen.

"Encontramos as cabeças e os corpos dos suicidas", explicou Pervez. "Tentamos determinar como puderam entrar no local, que conta com um forte dispositivo de segurança", concluiu.

Os ataques de Lahore não foram reivindicados, mas os talibãs paquistaneses aliados à Al-Qaeda, assim como outros grupos islâmicos, são responsáveis por uma onda de atentados sem precedentes - na maioria suicidas - que deixaram mais de 3.400 mortos em todo o país em três anos.

Nestes últimos meses, seu principal alvo foi Lahore.

Há um mês, em 28 de maio, mais de 800 pessoas morreram em Lahore em ataques simultâneos cometidos por suicidas fortemente armados, membros de duas mesquitas de uma seita minoritária do Islã, os ahmadis.

Depois de duas horas de confrontos, a polícia conseguiu capturar dois dos terroristas. Um terceiro explodiu sua jaqueta de explosivos.

Em 12 de março, um duplo atentado suicida dirigido contra militares em Lahore deixou 57 mortos.

Quatro dias antes, também em Lahore, um suicida ao volante de um carro-bomba explodiu um quartel da polícia, matando 15 oficiais e civis.