O Papa Bento XVI anunciou nesta quinta-feira (1;/7) outra substituição importante na Cúria Romana, ao designar o bispo e teólogo suíço Kurt Koch como responsável pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, no lugar do cardeal alemão Walter Kasper.
Koch, de 60 anos, que foi promovido a arcebispo, substitui Kasper, que se aposenta dois anos depois de ter alcançado a idade necessária de 75 anos e de ter trabalhado uma década no dicastério (ministério), primeiro como secretário e depois como presidente, informou o Vaticano.
O novo responsável pelo diálogo com outras crenças, considerado um teólogo tradicionalista, estava encarregado da diocese de Basileia, a maior da Suíça, e foi presidente da conferência episcopal do seu país.
[SAIBAMAIS]Depois das nomeações anunciadas na quarta-feira, o Papa trocou a maioria dos prelados designados pelo seu antecessor, João Paulo II, e designou personalidades mais jovens para a Cúria Romana, o governo central da Igreja.
Koch deverá receber o título de cardeal no próximo consistório, já que seu cargo é ocupado tradicionalmente por um purpurado.
O prelado suíço será também presidente da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, e em uma carta dirigida a sua diocese explicou que o Papa lhe encomendou o "ecumenismo", ou seja, o diálogo com todas as religiões, não só ortodoxos e protestantes.