Jornal Correio Braziliense

Mundo

Papa recebe ex-bispo acusado de abusar de crianças e o convida ao silêncio

O Papa Bento XVI recebeu nesta quinta-feira (1;/7) no Vaticano o controvertido bispo emérito de Augusta (Alemanha), Walter Mixa, que renunciou em maio a seu cargo depois de ser acusado de maltratar crianças e o convidou a se manter em silêncio, informou a Santa Sé.

Durante a reunião, o Papa confirmou ao religioso que aceitava sua renúncia como líder da diocese de Augusta e o convidou a "entregar-se ao silêncio para dedicar-se ao recolhimento e à oração", indica o comunicado oficial.

Mixa, de 69 anos, apresentou sua renúncia há dois meses depois de ter sido acusado de ter maltratado e estapeado várias crianças entre 1975 e 1996.

O prelado negou as acusações e assegurou à impensa de seu país que se tratava de um complô interno para obrigá-lo a renunciar, e que por isso esperava ser reintegrado.

A reação do religioso gerou polêmicas e dividiu a Igreja católica alemã, que enfrenta desde o início do ano uma série de revelações e acusações de abusos sexuais contra crianças cometidos por bispos.

Mixa admitiu ante o Papa "ter cometido erros que geraram a perda de confiança e tornaram inevitável sua renúncia", além de pedir novamente perdão.

Segundo rumores publicados pela imprensa alemã, o ex-bispo de Augusta figura em um relatório secreto entregue ao Papa no qual é descrito como um "alcoolizado que tende a fazer propostas sexuais a jovens seminaristas".