Começam a ser vistos "avanços em certos âmbitos" no Afeganistão, afirmou nesta terça-feira (29/6) o general americano David Petraeus, futuro chefe da Aliança Internacional no país asiático, sem deixar de prever, entretanto, "duros combates" por vir.
"Constatamos avanços em certos âmbitos, em meio ao difícil combate no Afeganistão", declarou Petraeus durante uma audiência no Congresso americano.
As forças da Otan "realizaram avanços em vários lugares" neste ano, especialmente na província de Helmand, sul do Afeganistão, afirmou.
Petraeus advertiu, entretanto, que "os duros combates vão continuar" e "podem se intensificar nos próximos meses", enquanto as tropas internacionais aumentam a pressão sobre os insurgentes talibãs.
Afirmou também que buscará uma "unidade de esforços" entre civis e militares no Afeganistão, cujas relações sofrem com recorrentes tensões.
O general Petraeus foi designado à frente das tropas no Afeganistão pelo presidente Barack Obama para substituir o general Stanley McChrystal, que precisou renunciar após polêmicas declarações sobre o executivo americano, publicadas na revista Rolling Stone.